Agro

Técnicos avaliam ações do Pró-Semiárido em Senhor do Bonfim

Técnicos do Neacs e CAR reúnem-se para projetar estratégias para fortalecer a agricultura familiar no Semiárido baiano

Publicado

em

Técnicos do Neacs e CAR debatem estratégias para fortalecer a agricultura familiar no Semiárido baiano | Foto: Divulgação

Notícias do Agro: Técnicos do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Convivência com o Semiárido (Neacs) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) se reuniram em Senhor do Bonfim para monitorar e projetar novas ações no âmbito do projeto Pró-Semiárido. O encontro, iniciado na quinta-feira (08/08) e concluído nessa sexta-feira (09/08), focou em fortalecer a agricultura familiar no Semiárido baiano.

Encontro do Pró-Semiárido avalia avanços e desafios

Durante o evento, os técnicos abordaram temas como acesso a políticas públicas, circuitos curtos de comercialização, sementes crioulas, recaatingamento, agroindústrias e certificação orgânica participativa. Segundo Carlos Henrique, subcoordenador de Desenvolvimento Produtivo e Acesso a Mercados do Pró-Semiárido, “esses momentos fazem parte da dinâmica do Neacs, onde avaliamos o trabalho e projetamos o futuro.”

Ações para fortalecer a agricultura familiar

O encontro não se restringiu apenas a avaliações; foi também um espaço de construção de conhecimento. Além das discussões, houve uma palestra temática sobre os desafios da agroecologia diante do avanço dos agrotóxicos no país, além do lançamento de publicações que sistematizam boas práticas de Assessoramento Técnico Contínuo (ATC) e de comunicação no projeto.

O Pró-Semiárido, executado pela CAR e cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), é uma iniciativa do Governo da Bahia que busca fortalecer a agricultura familiar e promover o desenvolvimento sustentável no Semiárido.

Participaram do encontro representantes de diversas instituições, como o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), Serviço de Assistência Socioambiental no Campo e Cidade (Sajuc), e Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (Sasop), entre outras.

O evento reafirmou o compromisso de fortalecer a agricultura familiar no Semiárido, promovendo segurança alimentar e nutricional para milhares de famílias beneficiadas pelo projeto.

Falabarreiras, notícia é pra sempre!

Clique para comentar
Sair da versão mobile