Siga-nos

Agro

REVOLUÇÃO VERDE NA BAHIA:
Cooperativa alcança sucesso surpreendente com produção de milho não-transgênico

A Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê) colhe os frutos de uma agricultura sustentável e saudável, impulsionando a economia local e conquistando o mercado

Publicado

em

Produção de Milho na Bahia

Espigas de milho verde não-transgênico, resultado do esforço sustentável da Copirecê para garantir alimentos saudáveis e seguros | Foto: Ascom CAR

O milho, um alimento básico vital em todo o mundo, é o centro das atenções no Dia Internacional do Milho, comemorado nesta quarta-feira (24). A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) celebra a ocasião, dando destaque à produção de milho não-transgênico sustentável, uma contribuição vital para garantir alimentos saudáveis e seguros para os agricultores e consumidores.

A Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê) é uma história de sucesso neste campo. Com a comercialização de uma gama diversificada de produtos derivados de milho, como o Flocão Puro Milho, Mingau de Milho, Canjiquinha e Mugunzá, todos certificados como não-transgênicos pelo Instituto Biodinâmico (IBD), a cooperativa tem visto um crescimento impressionante.

Com a ajuda do projeto CAR, Bahia Produtiva, que forneceu mais de R$ 5,5 milhões para assistência técnica, aquisição de máquinas e equipamentos para irrigação e kits de teste de transgenia, a Copirecê tem obtido resultados expressivos.

“Apoio e investimentos têm rendido enormes benefícios para a nossa base produtiva e renda”, afirma Zene Vieira, engenheira agrônoma da Copirecê. “No último ano, colhemos 480 toneladas de milho, rendendo um lucro expressivo de R$4,7 milhões – o mais alto da última década. E para 2023, esperamos colher 600 toneladas e um aumento de 20% na receita”.

Os produtos da Copirecê serão exibidos na Naturaltech, a maior feira de produtos naturais da América Latina, em São Paulo. Eles se juntarão a outras 15 cooperativas baianas para destacar e comercializar seus produtos, enfatizando a qualidade e a sustentabilidade dos produtos da agricultura familiar baiana.

Bahia Produtiva é um projeto conduzido pela CAR, empresa pública afiliada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.