Siga-nos

Agro

Queijo Brasil 2024 destaca produtores da Bahia

Produtores baianos brilham no Prêmio Queijo Brasil 2024, com 53 medalhas, 25 delas de produtores assistidos pela ATeG do Senar

Publicado

em

Prêmio Queijo Brasil

Produtores baianos premiados no Prêmio Queijo Brasil 2024, destacando a qualidade dos queijos artesanais do estado | Foto: Divulgação

Notícias do Agro: Encerrada no último domingo, a sétima edição do Prêmio Queijo Brasil, o principal concurso nacional de mestres queijeiros, trouxe excelentes resultados para a Bahia. O estado conquistou 53 medalhas, sendo 25 delas destinadas a produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial, a ATeG Agroindústria do Senar.

Produtores baianos se destacam

Ao todo, 15 produtores rurais assistidos pela maior Escola do Campo trouxeram para casa sete medalhas de ouro, seis de prata e doze de bronze. O destaque desta edição foi para a Queijaria Maria Bonita, da cidade de São Domingos que fica no semiárido baiano, reconhecida como a melhor produtora de queijo artesanal da Bahia.

Papel da ATeG Agroindústria

O ATeG Agroindústria do Senar Bahia tem sido fundamental para os produtores rurais, ajudando a aumentar a produtividade e reduzir custos, além de promover a regularização dos negócios, como a obtenção de selos. “Ficamos muito felizes com os resultados conquistados. Sabemos da qualidade dos queijos baianos, mas ter esse reconhecimento a nível nacional, atestado pelos paladares mais exigentes, é motivo de muito orgulho”, afirmou Gabriel Menezes, gerente do Senar Bahia.

Resultados no concurso

Este ano, o Prêmio Queijo Brasil aconteceu em Blumenau, Santa Catarina, e bateu recorde de inscrições, com 1542 queijos artesanais de 20 estados brasileiros, um aumento de quase 50% em relação à edição anterior. A Bahia ficou em 6º lugar no ranking dos estados com maior número de medalhas.

Expansão do mercado de queijos artesanais

Para Bruno Cabral, diretor do Prêmio Queijos Brasil, os números refletem o bom momento vivido pelo setor no Brasil. “O mercado de queijos artesanais vive um momento de expansão, tanto no número de queijos produzidos quanto na disseminação da cultura queijeira e na visibilidade que estes produtos estão ganhando nacional e internacionalmente”, disse.

Realização do evento

O Prêmio Queijo Brasil é uma realização da Associação Comer Queijo com produção da Scalco Produções, e segue consolidando o prestígio dos queijos artesanais no cenário nacional.

Os produtores baianos, com o apoio do Senar Bahia, mostraram sua força e qualidade no Prêmio Queijo Brasil, reforçando a importância da assistência técnica e gerencial para o sucesso no mercado de queijos artesanais.

Falabarreiras, notícia é pra sempre!

Visited 7 times, 7 visit(s) today