Connect with us

Agro

Períodos de Vazio Sanitário da Soja em 2023 Anunciados pelo Mapa

Estratégia visa controle da Ferrugem Asiática e minimização de impactos na safra…

Publicado

em

Vazio sanitário

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou nesta segunda-feira (10) os períodos de vazio sanitário da soja para 2023, através da Portaria nº 781. A medida fitossanitária, fundamental no controle da ferrugem asiática, será aplicada em todos os estados produtores de soja do país.

O vazio sanitário é um intervalo contínuo de, no mínimo, 90 dias em que é proibido plantar ou manter plantas de soja vivas em qualquer estágio de desenvolvimento na área estabelecida. Essa estratégia visa minimizar o inóculo da doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi e reduzir os efeitos negativos na próxima safra.

Em função do aumento significativo das ocorrências da doença na safra 2022/2023, o Mapa enfatiza a importância de um esforço conjunto entre produtores e Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Vegetal para revisar as finalidades e a quantidade de autorizações relativas aos cultivos cultivados, conforme previsto nos Artigos 9º e 10 da Portaria nº 306/2021.

Além disso, a Secretaria de Defesa Agropecuária está avaliando a redução dos períodos relacionados aos calendários de semeadura para a próxima safra, como parte das estratégias de manejo da ferrugem asiática da soja. A doença, considerada uma das mais diversas para a cultura, pode causar danos que variam de 10% a 90% na produção, dependendo da região geográfica.