Siga-nos

Agro

Oficina Pública destaca ações da Secretaria de Agricultura e busca sugestões para construção do Plano Plurianual de Barreiras

O evento foi na escola Municipal Mirandolina de Macêdo restrito a 50 pessoas…

Publicado

em

Plano Plurianual de Barreiras

Dando sequência à série de oficinas públicas realizadas pela Prefeitura de Barreiras com a finalidade de avaliar ações e discutir sugestões na construção do Plano Plurianual 2022/2025, na manhã desta quinta-feira (5), foi a vez da Secretaria de Agricultura e Tecnologia reunir agricultores e público em geral, para formatar sugestões na área a serem implantadas e executadas nos próximos quatro anos. O evento foi na escola Municipal Mirandolina de Macêdo restrito a 50 pessoas, com transmissão pelos canais oficiais da Prefeitura, Instagram e YouTube, oportunizando a participação da população em geral.

Ao fazer a abertura do evento, o vice-prefeito e secretário de Planejamento Emerson Cardoso destacou a importância de ouvir os atores do setor produtivo como forma de promover ações que levem ao desenvolvimento estratégico de Barreiras. “Estamos construindo uma cidade do futuro, esta é a segunda semana do PPA, porém, só o início de um propósito maior, que é o de buscar soluções para os problemas e demandas sociais e reduzir desigualdades regionais, além de organizar as políticas públicas em programas de governo”, disse.

Plano Plurianual de Barreiras

O público pôde acompanhar os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura e Tecnologia no período de 2028 a 2021, durante a apresentação da subsecretária da pasta, Manuela Maia, explicando que tudo foi feito tendo por base dois programas macros do governo destinados ao setor: o Agroforte e o Vale Produtivo. O primeiro, direcionado para ações que versem o apoio ao agronegócio e o segundo, destinado à agricultura familiar, que recebeu atenção especial, com diagnóstico e levantamento de dados sobre o número de produtores instalados no município e a divisão das regiões produtivas a partir de sete eixos e culturas.

O apoio ao agricultor por meio de assistência técnica a mais de 2.300 famílias, distribuição de cinco mil toneladas de calcário e seis mil horas máquina foram alguns dos resultados apresentados. Eventos realizados com foco no fortalecimento das cadeias da pecuária, piscicultura, agroindústria e horticultura; a implantação do Programa Horta das Escolas com a inserção de 12 mil alunos; reorganização do Centro de Abastecimento de Barreiras; realização da Feirinha Zé Buriti e a alteração da Lei do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), foram algumas das ações elencadas e postas em prática pela Secretaria de Agricultura.

“Neste espaço de diálogo temos o compromisso de apresentar os trabalhos realizados e dar continuidade aos projetos exitosos, aos que estão em andamento e àqueles de caráter inovador que nascerão por meio das proposições referendadas neste PPA”, destacou o secretário de Agricultura e Tecnologia José Marques. Ele deu sequência à audiência apresentando iniciativas da Secretaria que poderão compor o Plano Plurianual de 2022 até 2025. Logo depois foi a vez dos presentes opinarem e darem as suas contribuições para a construção do PPA, no segmento da agricultura.

Plano Plurianual de Barreiras

Presentes na penúltima oficina da série, a assessora técnica da Prefeitura, Versiany Moreira; assessora especial Marileide Carvalho; chefe de gabinete Jéferson Barbosa; secretários de governo João Sá Teles (Infraestrutura) e Roberto Carvalho (Indústria, Comércio e Turismo); vereadores Carmélia da Mata, Rider Castro, Alcione Rodrigues. Representantes de associações e entidades: Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Ajeb/Sebrae, Acrioeste, Bahiat-er, Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB); Federação de Agricultura do Estado da Bahia (FAEB); Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), além de agricultores e agricultoras de comunidades rurais de Barreiras.

Dircom/PMB

Barreiras Notícias - Fala Barreiras