Agro

Inspetores de Unidades de Beneficiamento de Algodão recebem capacitação na Bahia

Treinamento faz parte da implementação do Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro

Publicado

em

O calendário de treinamentos para inspetores de Unidades de Beneficiamento de Algodão (UBA) chega à Bahia nesta semana, entre os dias 11 e 13 de abril. Inspetores de algodoeiras da região Oeste do estado e do Matopiba (Maranhão, Tocantins e Piauí) participamão da capacitação, promovida pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). O evento ocorre no Centro de Treinamento da Abapa, em Luís Eduardo Magalhães/BA, sob supervisão da Superintendência Federal de Agricultura do Distrito Federal (SFA/DF) e com aprovação do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A capacitação integra o processo de implementação do Programa de Autocontrole para a Certificação de Conformidade da Qualidade do Algodão Brasileiro, também conhecido como Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro. A vice-presidente da Abapa, Alessandra Zanotto, enfatizou o compromisso dos cotonicultores baianos em garantir a qualidade das análises instrumentais de fibra, bem como a transparência e fidedignidade das informações fornecidas.

O papel do inspetor foi estabelecido com a criação do Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro. Assim, profissionais estão sendo treinados em todos os estados produtores para atender aos requisitos da certificação oficial. Os inspetores de UBA e de algodão em pluma são responsáveis ​​pelas informações alimentares referentes ao Reexame e fardos nos sistemas da Abrapa, cumprindo os processos definidos pela legislação e padrões internacionais de análise.

Clique para comentar
Sair da versão mobile