Agro
Festival do Queijo Artesanal da Bahia abre inscrições
Festival do Queijo Artesanal da Bahia reúne produtores de todo o estado em Salvador, promovendo a cultura do queijo artesanal
Festival do Queijo Artesanal da Bahia, em Salvador, promove a qualidade e tradição do queijo baiano | Foto: Divulgação
Festival do Queijo Artesanal da Bahia abre inscrições e valoriza produção local
Notícias do Agro: As inscrições para o Festival do Queijo Artesanal da Bahia estão abertas até a próxima segunda-feira, 26 de agosto. O evento, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de setembro de 2024, será realizado no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador. O festival tem como objetivo reunir produtores de queijo artesanal de diversas regiões da Bahia, promovendo e valorizando essa produção em crescimento e reconhecendo sua qualidade.
Podem participar do Festival do Queijo Artesanal da Bahia produtores individuais, agricultores e agricultoras familiares que possuem laticínios ou queijarias certificadas com o Selo de Inspeção Municipal (SIM). As inscrições devem ser feitas online através do link disponibilizado pelos organizadores.
Objetivos e Parcerias
O festival é promovido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Turismo (Setur). Segundo Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, o evento simboliza uma nova fase de parceria entre o governo e os produtores de queijo artesanal. “Estamos construindo um novo momento em parceria com os queijeiros da Bahia e este 1º Festival do Queijo Artesanal da Bahia significa essa aproximação da política pública com este público”
Reconhecimento e Qualidade
João Campos, produtor de queijo da Fazenda Licurizal em Santanópolis e presidente da Associação do Queijo Baiano, destacou a importância do festival para o setor. “O Festival do Queijo da Bahia é mais um marco para o queijo artesanal baiano e reforça o compromisso do Governo do Estado com o setor,” afirmou Campos. Ele ainda lembrou que o governo tem oferecido consultoria, equipamentos e legislações que fomentam a produção artesanal através do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf-BA).
O queijo Coração de Massapê, produzido por João Campos, ganhou destaque internacional ao ser o primeiro queijo baiano a receber uma medalha em um evento mundial, no Mundial do Queijo de Tours, na França, em 2023.
Com a realização deste evento, espera-se fortalecer ainda mais a cultura do queijo artesanal na Bahia, destacando-se não apenas no mercado local, mas também internacionalmente.
Falabarreiras, notícia é pra sempre!
Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43
Falabarreiras Notícias 44
Falabarreiras Emprego 01
Falabarreiras Emprego 15
Falabarreiras Emprego 16
Falabarreiras Emprego 17
Falabarreiras Emprego 18