Connect with us

Agro

Festival do Queijo Artesanal da Bahia abre inscrições

Festival do Queijo Artesanal da Bahia reúne produtores de todo o estado em Salvador, promovendo a cultura do queijo artesanal

Publicado

em

Festival do Queijo Artesanal da Bahia

Festival do Queijo Artesanal da Bahia, em Salvador, promove a qualidade e tradição do queijo baiano | Foto: Divulgação

Festival do Queijo Artesanal da Bahia abre inscrições e valoriza produção local

Notícias do Agro: As inscrições para o Festival do Queijo Artesanal da Bahia estão abertas até a próxima segunda-feira, 26 de agosto. O evento, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de setembro de 2024, será realizado no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador. O festival tem como objetivo reunir produtores de queijo artesanal de diversas regiões da Bahia, promovendo e valorizando essa produção em crescimento e reconhecendo sua qualidade.

Podem participar do Festival do Queijo Artesanal da Bahia produtores individuais, agricultores e agricultoras familiares que possuem laticínios ou queijarias certificadas com o Selo de Inspeção Municipal (SIM). As inscrições devem ser feitas online através do link disponibilizado pelos organizadores.

Objetivos e Parcerias

Festival do Queijo Artesanal da Bahia

O festival é promovido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Turismo (Setur). Segundo Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, o evento simboliza uma nova fase de parceria entre o governo e os produtores de queijo artesanal. “Estamos construindo um novo momento em parceria com os queijeiros da Bahia e este 1º Festival do Queijo Artesanal da Bahia significa essa aproximação da política pública com este público”

, afirmou.

Reconhecimento e Qualidade

João Campos, produtor de queijo da Fazenda Licurizal em Santanópolis e presidente da Associação do Queijo Baiano, destacou a importância do festival para o setor. “O Festival do Queijo da Bahia é mais um marco para o queijo artesanal baiano e reforça o compromisso do Governo do Estado com o setor,” afirmou Campos. Ele ainda lembrou que o governo tem oferecido consultoria, equipamentos e legislações que fomentam a produção artesanal através do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf-BA).

Festival do Queijo Artesanal da Bahia

O queijo Coração de Massapê, produzido por João Campos, ganhou destaque internacional ao ser o primeiro queijo baiano a receber uma medalha em um evento mundial, no Mundial do Queijo de Tours, na França, em 2023.

Com a realização deste evento, espera-se fortalecer ainda mais a cultura do queijo artesanal na Bahia, destacando-se não apenas no mercado local, mas também internacionalmente.

Falabarreiras, notícia é pra sempre!