Siga-nos

Agro

FEBRE AFTOSA
Resultado da 2ª etapa de vacinação na Bahia

Campanha de vacinação foi iniciada em novembro de 2021 e prorrogada até 31 de Dezembro…

Publicado

em

Vacina contra Febre Aftosa

Imagem ilustrativa |Foto: Reprodução Agência Pará

Mais de 90% dos bovinos e bubalinos com até 24 meses foram vacinados contra a febre aftosa em todo o Estado. Esse foi o resultado da 2ª Campanha de imunização contra a doença, iniciada em novembro de 2021 e prorrogada até 31 de Dezembro em função das dificuldades impostas pela continuidade da pandemia de Covid 19, surgimento da Influenza H3N2, problemas na distribuição e frascagem de vacinas no mercado e, por fim, das chuvas torrenciais que colocaram mais de 100 municípios sob decreto de calamidade pública na Bahia, destruindo alguns escritórios locais da Agência.  

Os dados foram apresentados na tarde de terça-feira (25) ao Secretário da Agricultura, João Carlos Oliveira, pelo diretor da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Oziel Oliveira. “O mérito é dos servidores absolutamente envolvidos nas ações do Programa, pelo conjunto de ações realizadas, participações e contribuições para o alcance da superação da taxa de vacinação do rebanho prevista pelo Ministério da Agricultura”, enfatizou o diretor geral da Adab, Oziel Oliveira.  

Para o secretário, os fatores citados dificultaram sobremaneira as ações de operacionalização da vacinação e declaração, obrigando a Adab a solicitar prorrogação de prazo para conclusão dos serviços em tempo hábil. “Mas os indicadores relativos à conclusão da campanha de vacinação estão aí e mostram que situações atípicas requerem corpo técnico competente e comprometido com o trabalho”

. Na ocasião, foram abordadas as ações para a reestruturação da frota de veículos e inovações tecnológicas para Agência. 

Dos 11.674.510 bovídeos existentes cadastrados na Adab, 3.960.632 possuem entre zero e 24 meses. A Agência tem 198.507 criadores cadastrados em 283.839 propriedades. “Diante desses números e das dificuldades enfrentadas, concluir as campanhas com êxito tem exigido um esforço hercúleo dos nossos técnicos”, aponta o diretor de Defesa Animal, Carlos Augusto Espínola, lembrando que após a finalização de cada etapa os fiscais estaduais agropecuários, técnicos em fiscalização e demais profissionais da Adab ainda realizam vigilância epidemiológica nos municípios com taxas de vacinação abaixo de 90%, fiscalização de propriedades inadimplentes, além de visita a casas revendedoras, observando os estoques e comparando com as informações de venda e emissão de nota fiscal.  

“Existe uma gama de ações no pós campanha, ou seja, combatemos a doença o ano todo com ações educativas, geolocalização de propriedades, em eventos pecuários e não somente nos períodos de vacinação dos animais”, esclarece o coordenador do PNEFA Bahia, José Neder.  

Ascom Adab