Siga-nos

Agro

EBDA apresenta tecnologias para o agricultor familiar na Expoagrifam

Publicado

em

Josalto Alves | Assimp EBDA

01Tecnologias de baixo custo e projetos que facilitam a convivência do agricultor familiar com a seca, desenvolvidos pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), serão apresentados na 2ª Exposição Estadual da Agricultura Familiar (Expoagrifam), que acontece de 5 a 8 de junho, na Universidade Estadual de Feira de Santana.

Considerado o maior evento da agricultura familiar baiana, a Expoagrifam tem a finalidade de divulgar as tecnologias e discutir políticas públicas para o homem do campo. “É um espaço onde o agricultor troca experiências e saberes, divulgam e comercializam seus produtos, além de terem acesso a políticas públicas”, destaca o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles.

A programação do evento compreende seminários, palestras, rodadas de negócios, festival gastronômico e atividades culturais, além da comercialização de produtos da agricultura familiar, da reforma agrária, da economia solidária, de marisqueiras, pescadores e de comunidades tradicionais como quilombolas e índios.

No estande da EBDA, os visitantes irão conhecer tecnologias como a Unidade Demonstrativa de Palma, o Sistema de Produção Agroecológica, Integrada e Sustentável (Pais), e a bicibomba – uma bicicleta acoplada a uma engrenagem que eleva a água para pontos mais altos -, dentre outras tecnologias simples, que podem ser aproveitadas pelo agricultor familiar. Técnicos da Empresa estarão orientando sobre o Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar e as técnicas de irrigação da área de Fruticultura.

“Nossas ações visam melhorar a vida do agricultor familiar. Os nossos técnicos e pesquisadores trabalham para apontar caminhos e alternativas sustentáveis para homens e mulheres do campo”, observa Elionaldo de Faro Teles.

A Expoagrifam é promovida pela Federação Nacional e Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol), Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e a Cooperativa de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf).

Fala Barreiras