Agro
Criação de galinhas caipiras impulsiona economia de famílias agricultoras na Bahia
Iniciativas do Governo do Estado e parcerias elevam a renda de 7 mil famílias, construindo entrepostos de ovos e abatedouros


Um galinheiro implantado na Bahia, parte dos esforços coordenados pelo Governo do Estado para impulsionar a avicultura e fortalecer a economia de famílias agrícolas | Foto: André Frutuoso/Ascom Car
A avicultura de galinhas caipiras na Bahia está se tornando um pilar econômico para cerca de 7 mil famílias agrícolas graças aos esforços coordenados do Governo do Estado. Por intermédio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), projetos como Bahia Produtiva e Pró-Semiárido estão trazendo investimentos substanciais para a região.
Dentre as medidas implementadas, destacam-se a criação de dois entrepostos de ovos em Juazeiro e outros três em Várzea Nova, Pintadas e Santanópolis. Além disso, houve investimentos em um abatedouro de frangos em Itiúba e na modernização de aviários com novos equipamentos. Essas iniciativas também contam com o apoio de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), garantindo práticas de manejo eficazes.
Marcirivan Passos, presidente da Coopercar em Juazeiro, aponta que essas ações estão “ajudando a crescer e a melhorar a renda das famílias e a produção dos ovos”. A comunidade recebeu também 26 galinheiros e mudas de palma, beneficiando famílias que trabalham com caprinos.
Da mesma forma, Gezia Oliveira e Lucas Santos, líderes de associações rurais, celebram as mudanças. Gezia afirma que os novos aviários trouxeram “melhorias práticas” em sua propriedade. Lucas, por sua vez, ressalta que o projeto Bahia Produtiva “foi um divisor de águas” para os agricultores da região, oferecendo uma nova fonte de renda com a venda de aves e ovos.
O entreposto em fase de finalização da Coopaves vai facilitar a vida dos agricultores ao permitir o escoamento de até 3.600 ovos por dia, de acordo com Lenildo Rios, diretor-presidente da Coopaves.
Estes projetos têm financiamento do Banco Mundial e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e são administrados pela CAR, uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Da redação do Portal Falabarreiras.com com informações da Ascom Car