Agro
Comunidade rural de Baianópolis prospera com o aumento da mandiocultura: descubra como!
Investimentos na agricultura familiar impulsionam o desenvolvimento da Associação dos Produtores de Leite e Agricultores Familiares de Baianópolis (Aplafaba), gerando resultados positivos


Agricultor em meio à plantação, resultado do projeto de fortalecimento da mandiocultura | Foto: Divulgação
A Associação dos Produtores de Leite e Agricultores Familiares de Baianópolis (Aplafaba), do território Bacia do Rio Grande, é um dos exemplos de que os investimentos na agricultura familiar, aplicados de forma qualificada, geram resultados positivos. O projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Biofábrica, tem fortalecido a mandiocultura na região, trazendo benefícios para as famílias filiadas à Associação.
Com apenas quatro meses desde a entrega das 16 mil mudas de mandioca, as primeiras raízes já estão sendo colhidas, trazendo alegria e satisfação aos agricultores. José Palmeira Neto, presidente da Associação, expressou sua felicidade com os resultados obtidos até o momento: “Estou feliz pelo desempenho da mandioca, tem muita raiz. Graças a Deus está dando muito certo e vai dar mais certo ainda, porque está só com quatro meses e já está desenvolvendo muito bem. Muito bom o projeto.”
Os investimentos na mandiocultura realizados nos últimos anos totalizaram R$ 136 milhões, proporcionando melhores condições de trabalho, aumento da produção e produtividade, e consequentemente, maior renda para as famílias atendidas. O projeto inclui a distribuição de mudas de qualidade, assistência técnica e extensão rural (Ater) para o manejo adequado da cultura, agroindustrialização da produção e busca por novos mercados e oportunidades de comercialização.


O Bahia Produtiva, executado pela CAR com cofinanciamento do Banco Mundial, é um projeto que tem impulsionado o desenvolvimento da agricultura familiar em Baianópolis, beneficiando diretamente a Associação dos Produtores de Leite e Agricultores Familiares. O sucesso na mandiocultura é um exemplo do potencial de crescimento e prosperidade que esses investimentos podem trazer para as comunidades rurais.