Siga-nos

Agro

Bahia impulsiona empreendedorismo e apoia micro, pequenas e médias empresas

Reunião do Núcleo das MPEs da Associação Comercial da Bahia discute políticas públicas para fortalecer o setor

Publicado

em

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participou, nesta sexta-feira (28), da reunião do Núcleo das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPE) da Associação Comercial da Bahia (ACB). Durante o encontro, o secretário Ângelo Almeida abordou políticas públicas para fomentar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios.

O secretário destacou a relevância do segmento na economia baiana, ressaltando que o estado possui 1,1 milhão de microempreendedores e MPEs, o maior número na região Nordeste. A SDE busca estreitar o diálogo com o setor a fim de impulsioná-lo ainda mais.

Almeida também mencionou a sensibilidade do Governador Jerônimo Rodrigues para com as MPEs e citou o lançamento do programa CrediBahia Mulher. O programa oferece a menor taxa de juros do mercado, de 1,8% ao mês, com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo feminino. A estimativa é que, neste ano, sejam disponibilizados R$ 30 milhões em crédito.

A deputada federal Lídice da Mata, membro da Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo, participou da reunião e abordou a construção da Política Nacional das Pequenas e Médias Empresas. A parlamentar enfatizou a importância da Economia Criativa, destacando que a Bahia tem grande potencial para contribuir com o crescimento desse setor. Ela citou um estudo da Fundação Itaú que apontou que a Economia Criativa no Brasil emprega e tem um impacto maior do que a indústria automotiva.

Carlos Gantois, vice-presidente e coordenador do Núcleo das MPEs da ACB, celebrou a reunião e a importância de debater políticas públicas para os pequenos negócios. Ele afirmou que a ACB está disposta a unir forças com outras entidades e o poder público para construir uma Bahia melhor, destacando a preocupação do secretário e da deputada em relação a isso.