Siga-nos

Agro

Agricultores familiares debatem o desenvolvimento rural

Publicado

em

Agricultores familiares e representantes de associações e cooperativas do município de Itamaraju se reuniram, no último sábado (10), na comunidade rural Barroquinha, em Itamaraju, com titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro e debateram ações que estimulam o crescimento produtivo na região.  

Durante o evento, foram discutidos as etapas e os impactos positivos que serão gerados com a construção de uma Fábrica de Cacau Fino; ocorreu o cadastro de famílias agricultoras, que receberão mudas clonadas de Cacau, e foi entregue também a chave de um trator, para a Associação de Produtores Rurais de Campo Alegre (Aprocamp). 

A mecanização rural é um dos eixos estruturantes das políticas públicas de Estado, para dinamizar a produção da agricultura familiar. Luana Freitas, presidente da Aprocamp, destacou que com chegada do trator, os associados poderão produzir mais e melhor, com menos esforço físico e ampliação dos cultivos.  

As mudas de cacau clonado, a serem entregues para as famílias agricultoras cadastradas, são mudas geneticamente aprimoradas e que tem maior resistência a pragas, assim é possível ter uma colheita mais promissora, com probabilidade de lucros satisfatórios para quem cultiva o fruto.  

No Território de Identidade Extremo Sul são mais de nove mil propriedades da agricultura familiar. Além do cacau despontar com um cultivo em ascensão na região, há também uma expressiva produção de mandioca, leite, cana-de-açúcar, maracujá, mel e mamão. 

Assessoria de Comunicação SDR/CAR 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras