Connect with us

Agro

Adab apreende 15 toneladas de laranja no Oeste

Publicado

em

01A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apreendeu 15 toneladas de Citros (laranja) na última quarta-feira (11), no Posto de Fiscalização Mineirinho, entroncamento de Riachão das Neves. A equipe da Agência vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura constatou que a carga estava sem os documentos sanitários obrigatórios para o trânsito de vegetais, no caso, a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV), embasada no Certificado Fitossanitário de Origem.

“O objetivo é evitar a introdução de pragas no Estado, garantindo assim a segurança sanitária da agricultura”, informou o coordenador de Barreiras Sanitárias, Roberto Pacheco. “Para evitar a introdução de pragas de importância econômica, torna-se necessária a frequente fiscalização móvel e fixa, visando disciplinar o trânsito de vegetais”, completou. De acordo com as informações fornecidas pelo condutor do veículo a carga era oriunda de Minas Gerais e seguiria para os estados do Norte.

O coordenador regional da Adab em Barreiras, Sanderson Barreto, explicou que a conferência dos documentos sanitários são frequentes e rotineiras no Posto Mineirinho, situado na BR 135, sentido Formosa do Rio Preto, já na saída para o Piauí. “A equipe trabalha no sentido de coibir as ausências, fraudes, falsificações, adulterações, bem como, evitar o comércio dos produtos clandestinos e de má qualidade”.

O condutor foi multado, já que, vegetais como citros, hospedeiros de pragas quarentenárias regulamentadas, estavam sendo transportados desacompanhados da documentação sanitária exigida por lei, e descartados no lixão de Riachão das Neves.

Clique nas miniaturas para ampliar as fotos:

Fonte: Ascom Adab

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *