Siga-nos

Agro

Acordo entre Seagri e Conab pretende efetivar ainda mais PAA no interior da Bahia

Publicado

em

Por: Lívia Lemos

01Um acordo de cooperação técnica celebrado entre a secretaria da Agricultura da Bahia e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na noite de segunda-feira (2), vai proporcionar mais celeridade ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no interior do estado. A assinatura aconteceu durante a abertura do II Seminário Estadual de Integração e Articulação do PAA, que termina hoje (4), no Centro de Treinamento da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).

“Como o programa está com novas formas de operacionalização, as organizações dos agricultores acabam não tendo acesso porque não conseguem cumprir todos os critérios. Através desse acordo, a Seagri colocará treze técnicos no interior do estado para que eles visitem as cooperativas, e ajudem os agricultores a elaborar os projetos do PAA e ajudar a executá-los sem problemas”, destacou o superintendente da Agricultura Familiar da Seagri, Wilson Dias.

O secretário da Agricultura da Bahia, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, explica que um dos objetivos do seminário é discutir as mudanças impostas pelo governo federal, visando o controle efetivo do programa. “Ao entender as mudanças, vamos poder otimizar o funcionamento do programa na ponta. Queremos estabelecer condições operacionais para que o PAA, que é um dos programas mais importantes para a agricultura familiar, cresça ainda mais”,explicou.

O diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Silvio Porto, fez uma breve referência ao Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), como um espaço pertinente para discussões agrícolas e agrárias. “Foi na primeira reunião do Consea, em 2013, que os agricultores pautaram o presidente da época sobre a necessidade de termos um Plano Safra voltado para a agricultura, e de lá para cá tivemos muitos avanços. É um espaço rico para debates e os movimentos sociais precisam se interessar mais por ele”, disse.

Participaram ainda da abertura do seminário os secretários estaduais de Relações Institucionais e de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, César Lisboa e Moema Gramacho, respectivamente; a presidente da Unicafes, Iara Andrade; a superintendente da Conab na Bahia e Sergipe, Rose Pondé; o delegado federal do Desenvolvimento Agrário, Wellington Resende; a deputada estadual Neuza Cadore, o presidente da Coopercuc, Adilson Ribeiro, dentre outras autoridades.

O seminário é comemorativo aos 10 anos do PAA, realizado pela Unicafes, com o apoio do governo da Bahia, com o objetivo de realizar um balanço dos avanços conquistados com o programa, os desafios e a construção de estratégias para a consolidação e pactuação de políticas públicas continuadas de acesso à alimentação adequada e saudável para população.

Fonte: Ascom Seagri

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *