Siga-nos

Agro

Inspetores de Unidades de Beneficiamento de Algodão recebem capacitação na Bahia

Treinamento faz parte da implementação do Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro

Publicado

em

Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro

O calendário de treinamentos para inspetores de Unidades de Beneficiamento de Algodão (UBA) chega à Bahia nesta semana, entre os dias 11 e 13 de abril. Inspetores de algodoeiras da região Oeste do estado e do Matopiba (Maranhão, Tocantins e Piauí) participamão da capacitação, promovida pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). O evento ocorre no Centro de Treinamento da Abapa, em Luís Eduardo Magalhães/BA, sob supervisão da Superintendência Federal de Agricultura do Distrito Federal (SFA/DF) e com aprovação do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A capacitação integra o processo de implementação do Programa de Autocontrole para a Certificação de Conformidade da Qualidade do Algodão Brasileiro, também conhecido como Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro. A vice-presidente da Abapa, Alessandra Zanotto, enfatizou o compromisso dos cotonicultores baianos em garantir a qualidade das análises instrumentais de fibra, bem como a transparência e fidedignidade das informações fornecidas.

O papel do inspetor foi estabelecido com a criação do Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro. Assim, profissionais estão sendo treinados em todos os estados produtores para atender aos requisitos da certificação oficial. Os inspetores de UBA e de algodão em pluma são responsáveis ​​pelas informações alimentares referentes ao Reexame e fardos nos sistemas da Abrapa, cumprindo os processos definidos pela legislação e padrões internacionais de análise.